Fibromialgia

A fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono e distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão.
Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma síndrome reumática, de etiologia desconhecida, que acomete predominantemente mulheres, caracterizada por dor músculo esquelética difusa e crônica além de pontos anatômicos específicos dolorosos a palpação, chamados de tender points.(1)
Embora os exercícios físicos sejam benéficos para os pacientes com fibromialgia, não é constatada evidências que explicam a ação dos exercícios sobre as dores.
Alguns autores, sugerem que a dor pode ser exacerbada pela atividade física, com possível redução da capacidade física.
Em estudos realizados por Natvig et al, foram examinados níveis de capacidade física em indivíduos com fibromialgia e comparados a um grupo de indivíduos saudáveis, através de um questionário auto-relatado. Os autores verificaram que os pacientes com fibromialgia apresentam menos capacidade física comparados a população geral.
Outros estudos foram realizados para entender o porque desse efeito e uma das principais questões dentro deste contexto que permanece obsucura refere-se ao tipo, intensidade e duração dos exercícios físicos para o tratamento dos pacientes com fibromialgia.

Os exercícios terapêuticos constituem o principal recurso na Fisioterapia para promover a melhora da função física. A grande variedade de exercícios benéficos existentes no tratamento de pacientes com fibromialgia demonstra o importante papel que estes desempenham na melhora da qualidade
de vida dos pacientes, especialmente quando são respeitados os limites de dor e esforço e, se alcançada a aderência ao programa de exercícios, os ganhos podem ser consideráveis a longo prazo.



(A fisioterapia no tratamento de pacientes com Fibromialgia: uma revisão de Literatura, por
Amélia Pasqual Marques1, Luciana Akemi Matsutani2, Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira3 e Laís Lage Furtado de Mendonça)





Em breve mais sobre o assunto!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é Disfunção Temporomandibular?

Disfunção Temporomandibular